Pesquisa da UFMG estuda impactos da reurbanização em vilas e favelas em Belo Horizonte

Uma pesquisa de doutorado sobre as ações de melhoria do espaço urbano em vilas e favelas foi tema do primeiro episódio do programa Aqui tem ciência, que foi ao ar na última segunda-feira, 12 de agosto, pela Rádio UFMG Educativa.

O estudo foi realizado por Maria Angélica de Salles Dias, pesquisadora do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte, orientado pela professora Waleska Teixeira Caiaffa e co-orientado pela professora Amélia Augusta de Lima Friche, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG.

A tese tem como objetivo examinar o impacto de intervenções realizadas pelo Programa Vila Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte, sobre a mortalidade por homicídios de populações residentes em áreas mais vulneráveis da capital mineira. Para realizar essa pesquisa, Maria Angélica trabalhou com dados de cinco vilas da cidade que sofreram intervenções do Vila Viva.

Aqui tem ciência

O programa Aqui tem ciência divulga semanalmente teses e dissertações desenvolvidas na UFMG, abordando estudos de todas as áreas do conhecimento junto aos pesquisadores da Universidade. O intuito é dar visibilidade às produções acadêmicas da Universidade e mostrar como a ciência é importante para melhorar a vida.

Os programas inéditos são veiculados às segundas-feiras, às 11h, e reprisados às quartas-feiras, a partir das 14h30, e às sextas-feiras, às 20h. O primeiro episódio já está disponível nos principais aplicativos de podcast. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM e também pela internet.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG