Pesquisa da UFMG indica má distribuição dos estudos sobre a biodiversidade brasileira

Modelo desenvolvido pelo Centro de Sensoriamento Remoto aponta concentração em áreas mais urbanizadas

As pesquisas sobre a biodiversidade brasileira estão concentradas em regiões próximas às estradas ou a grandes cidades e institutos de pesquisas, revela estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG. Com base em modelo matemático, o grupo analisou mais de um milhão de registros e os organizou no mapa do Brasil. O modelo contribui para orientar pesquisas em regiões onde a biodiversidade é pouco estudada ou desconhecida.

A pesquisa resultou na produção de um artigo, publicado em abril, na Revista Nature. Leia o texto em inglês. O modelo matemático pode ser acessado no site do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG:

Entrevistado: Ubirajara Oliveira, pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto de Geociências da UFMG.

Equipe: Renato Temponi (produção), Júlia Calasans (reportagem), Cássio de Jesus (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Pesquisa indica má distribuição dos estudos sobre a biodiversidade brasileira