Pesquisa da UFMG investiga prática que pode facilitar a inclusão escolar de estudantes autistas

Dissertação de mestrado que une psicanálise e educação é tema do programa ‘Aqui tem ciência’

Em estudo de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG, a psicóloga Nathália Lopes Machado investigou o que ela chama “mediação escolar”, isto é, a atuação de profissionais responsáveis por acompanhar as interações escolares de estudantes específicos e contribuir para que estes sejam, de fato, incluídos no cotidiano da instituição de ensino.

Nathália analisou, particularmente, a mediação realizada junto a crianças e adolescentes autistas em escolas comuns. A partir de entrevistas com mediadores que atuaram em escolas nos municípios mineiros de Belo Horizonte e Juiz de Fora, a pesquisadora buscou entender como esse tipo de profissional pode lidar com questões peculiares a pessoas autistas. Ideias da psicanálise ajudaram a autora a perceber o autismo não como patologia, e sim como um funcionamento subjetivo singular.

Saiba mais no episódio 145 do Aqui tem ciência, programa da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da pesquisa

Título: Mediação escolar com alunos autistas: contribuições a partir da psicanálise

O que é: pesquisa de mestrado que, em diálogo com referências teóricas da psicanálise, investigou o modo como determinado profissional, chamado “mediador escolar”, pode participar do processo de inclusão de estudantes autistas em salas de aula comuns. A partir de entrevistas com mediadores que tinham atuado com pessoas autistas, a pesquisa buscou definir particularidades desse tipo de mediação.

Autora: Nathália Lopes Machado

Orientadora: Mônica Maria Farid Rahme

Programa de Pós-graduação: Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Ano da defesa: 2022

Financiamento: Capes

Produção

O episódio 145 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. O Aqui tem ciência vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG