Pesquisa da UFMG mostra como provas escolares podem traçar diagnóstico dos alunos

A pesquisa de doutorado Transpondo procedimentos psicométricos para a área da educação com vistas à construção de exames escolares enquanto diagnóstico foi realizada por Aquiles Pires, professor de física da rede pública federal. A tese, orientada pelo professor Cristiano Assis Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG, mostra como as avaliações escolares podem contribuir para o desenvolvimento de alunos. Esse foi o tema do segundo episódio do Aqui tem ciência, que foi ao ar na semana passada pela Rádio UFMG Educativa.

O estudo busca incentivar professores e escolas a elaborarem e utilizarem exames escolares que sirvam para diagnosticar o desempenho dos alunos e do processo de aprendizagem. A pesquisa propõe que elementos da psicometria sejam utilizados em uma metodologia com potencial para ser aplicada em várias etapas da educação, como os níveis fundamental e médio. A metodologia engloba, em um mesmo exame, a aferição de domínios escolares e de variáveis para previsão do desempenho acadêmico.

Aqui tem ciência
O programa Aqui tem ciência divulga, semanalmente, teses e dissertações produzidas na UFMG, que aborda estudos de todas as áreas do conhecimento junto aos pesquisadores da Universidade. O intuito é dar visibilidade às produções acadêmicas e mostrar como a ciência é importante para melhorar a vida.

Os programas inéditos são veiculados às segundas-feiras, às 11h, e reprisados às quartas-feiras, a partir das 14h30, e às sextas-feiras, às 20h. O segundo episódio está disponível nos principais aplicativos de podcast. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida na frequência 104,5 FM e também pela internet.

Assessoria de Imprensa UFMG com Rádio UFMG Educativa

Assessoria de Imprensa UFMG

Pesquisa mostra como provas escolares podem traçar diagnóstico dos alunos