Pesquisa do ICA UFMG indica que mudanças climáticas ameaçam Bacia Verde Grande, no Norte de Minas

Estudo faz projeção para os próximos 50 anos

Na região do Norte de Minas, é intenso o uso de recursos hídricos para grandes projetos de agricultura irrigada. Pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG demonstrou que o cenário atual é preocupante em relação à sustentabilidade ambiental da Bacia Verde Grande e ainda pode se agravar com o avanço das mudanças climáticas. Ao todo, 35 municípios mineiros e baianos são banhados pela bacia, e Montes Claros, a principal cidade do Norte de Minas, concentra um terço da população sob a influência do Rio Verde Grande, que é afluente do Rio São Francisco.

Os estudos, coordenados pelo professor Edson de Oliveira Vieira, foram realizados por meio de modelos biológicos e climatológicos em série histórica de dados sobre a bacia. A investigação analisa os impactos das mudanças climáticas e fazem uma projeção para os próximos 50 anos. O assunto foi abordado pelo Veredas da Ciência, programa da Rádio UFMG Educativa Montes Claros, em reportagem de Maria Dulce Miranda, com produção e locução de Amanda Lelis.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG