Pesquisa Ipead/UFMG aponta queda de 37% na intenção de compras escolares em Belo Horizonte

Resultados são reflexos diretos da interrupção de aulas presenciais devido à pandemia de covid-19

Os resultados da pesquisa Dispêndio com Material Escolar de 2021 comprovam a grande influência da pandemia de covid-19 nos gastos na área da educação. No estudo, realizado com a população de Belo Horizonte pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), apenas 26,67% dos entrevistados informaram ter gastos com material escolar para este ano, uma queda de 37,08% em comparação com 2020. Para os especialistas do Ipead, trata-se de um reflexo direto da interrupção de aulas presenciais. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

Segundo a pesquisa, dentre os consumidores que anunciaram ter gastos com material escolar, 75% pretendem adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As opções Reutilizar material escolar do ano anterior e Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos continuam sendo as mais citadas pelos consumidores nos últimos seis anos.

Verificou-se ainda que a maior parte dos entrevistados (48,21%) informou que pretende realizar o pagamento das compras de material escolar à vista, com dinheiro ou cartão de débito automático. Em 2021, observou-se nova alta na pretensão de adotar cartão de crédito para pagar parcelado tais compras de material, subindo de 26,97%, em 2020, para 33,93%.

Pesquisa

Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre o dispêndio com a lista de material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

O conhecimento sobre as principais estratégias que os consumidores irão adotar para reduzir o custo com a compra da lista de material escolar e a principal forma de pagamento a ser adotada, permite ao empresário do comércio varejista mineiro desse setor especial avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Inflação e falta de empregos

O ICC-BH de janeiro apresentou nova queda, atingindo 35,08 pontos, a segunda queda consecutiva após seis meses de recuperação do índice (junho até novembro/20). As componentes Inflação Emprego foram as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores no mês de janeiro.

A vivência do aumento no número de casos confirmados da covid -19, o fechamento do comércio e o pagamento das obrigações características do mês de janeiro (IPVA, IPTU, material escolar, dentre outros) contribuíram para uma piora na percepção da população sobre a economia de modo geral.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis

(31) 98419-9802

www.ipead.face.ufmg.br