Pesquisa na UFMG: algoritmo otimiza melhoramento genético da couve e da batata doce

Técnica desenvolvida no campus de Montes Claros foi testada no cultivo em campo

Para obter espécies de plantas com características selecionadas ou desejadas, pesquisadores se dedicam ao estudo de diferentes técnicas para o melhoramento genético. No Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, foi desenvolvido um algoritmo matemático capaz de fazer a seleção simultânea de diferentes características no melhoramento genético da couve e da batata doce.

A técnica foi testada e avaliada no cultivo em campo e demonstrou eficácia, atesta a pesquisadora Ana Clara Fernandes, autora de dissertação desenvolvida no âmbito do mestrado em produção vegetal. Ela falou sobre a pesquisa na edição desta semana do programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A reportagem é de Amanda Lelis.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

www.ica.ufmg.br

Serviço