Pesquisa Nacional com participação da UFMG evidencia práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à saúde

Com o objetivo de compreender as práticas profissionais dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, está sendo executada uma pesquisa pelo Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/CEAM/UnB) e o Laboratório de Informação, Educação e Comunicação em Saúde - ECOS/FS/UnB, da Universidade de Brasília, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com a coparticipação das universidades e dos 26 estados, e apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

No Brasil, enfermeiros da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.

No Estado de Minas Gerais, a pesquisa é coordenada pela Escola de Enfermagem da UFMG e conta com a coordenação do professor Francisco Felix Lana e subcoordenação da professora Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Serão aplicados questionários on-line (disponível aqui)  e realizadas entrevistas com enfermeiros de todo o país. Somente enfermeiros da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) com três anos ou mais de experiência estão convidados a participar.

De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

(31) 3409-9883 – 99278-2799

www.enfermagem.ufmg.br