Pesquisador da Universidade do Porto faz palestra na UFMG sobre o conceito de infocomunicação

Armando Malheiro estará na Face no dia 6 de setembro

O grupo Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário, vinculado à Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, promoverá, no dia 6 de setembro, a palestra Da infocomunicação: uma abordagem interdisciplinar da informação e da comunicação no contexto da Gestão da Informação.

O professor Armando Malheiro, da Universidade do Porto (Portugal), falará sobre o tema a partir das 9h30, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da (Face) da UFMG.

A palestra dará direito a certificado a quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento. Para participar, o interessado deve fazer inscrição no sistema Gestão de Eventos da UFMG.

Exploração do digital

As questões associadas com a informação são diversas e complexas e têm exigido, cada vez mais, a clarificação de conceitos e a escolha de abordagens e referenciais teórico-metodológicos apropriados. Em especial, a exploração do digital, que tem proporcionado novas formas de processamento, armazenamento e comunicação de informação, demanda a renovação das abordagens para organizar o conhecimento no contexto da Ciência da Informação.

O professor Armando Malheiro discutirá essas questões, com destaque para o conceito de infocomunicação, que perpassa determinadas situações relacionadas à relação indivíduo-informação.

Segundo os professores Claudio Paixão e Eliane Pawlowski, da ECI, proponentes da palestra, o conceito de infocomunicação é potente para entender a informação na atualidade. “Não é possível investigar a comunicação sem explorar teórica e metodologicamente a informação, e não é possível avançar na compreensão da informação no atual ecossistema comunicacional mediado pelas tecnologias de informação e comunicação sem uma postura profundamente interdisciplinar”, ressalta Eliane.

Armando Malheiro também fará o lançamento do livro Método e infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa (Conhecimento Livraria), escrito em parceria com Luis Borges Gouveia, catedrático da Universidade Fernando Pessoa, de Portugal. Os autores discutem a aplicação do Método Quadripolar no contexto da Ciência da Informação com base em trabalhos de pós-graduação no Brasil e em Portugal.

A palestra é promovida com apoio do Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação (Gecci), do grupo Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (Epic), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (Nersi), do Grupo Informação e Leitura e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG