Pesquisador norte-americano fala na UFMG sobre os processos envolvidos na compreensão da linguagem

Desvendar os mecanismos que levam as pessoas a compreenderem a linguagem antes do completo significado das frases ou sentenças ser conhecido é o tema que será abordado na palestra Adaptation, generalization and explanation in higher-level language comprehension. Ministrada em inglês, por Michael Tanenhaus , a palestra terá lugar na sala 1014 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, na quinta-feira, dia 16 de março, a partir das 19h.

A palestra, promovida pelo Laboratório de Psicolinguística da UFMG com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário disponível na internet.

Mais informações podem ser obtidas no site do IEAT e pelo telefone 3409-4123.

Michael Tanenhaus é professor do Departamento do Cérebro e Ciências Cognitivas e diretor do Centro de Ciências da Linguagem na Universidade de Rochester em Nova York (EUA).

Tanenhaus e seus assistentes de pesquisa empregam um sistema que monitora os movimentos oculares de uma pessoa enquanto ela segue instruções faladas para manipular objetos. Observando atentamente para onde uma pessoa olha enquanto compreende palavras faladas, o professor consegue perceber como o cérebro trabalha para absorver a linguagem, mesmo que o ouvinte não esteja consciente dos esforços do seu próprio cérebro.

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Setor de Divulgação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT UFMG

(31) 3409-4123 ou 3409-5509