Pesquisador que mudou o rumo da fisiologia cardíaca ministra palestra gratuita na UFMG

Na próxima quarta-feira, 23 de março, às 9h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais da UFMG (CAD1), campus Pampulha, o professor Jonathan Lederer, da Escola de Medicina da Unibersity of Maryland faz palestra sobre Mitochondrial Signaling in the heart. A entrada é gratuita e a palestra será em inglês, sem tradução.

Segundo a responsável pelo evento, professora Sílvia Guatimosim, do Laboratório de Sinalização do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Institutio de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, as descobertas de Lederer mudaram fundamentalmente os estudos da fisiologia cardíaca e contribuíram para outras descobertas fundamentais que mudaram a visão atual da biologia cardíaca e da medicina.

Sobre a palestra, que aborda a importância do papel da mitocôndria nos estudos das doenças do coração, a cientista adianta que o entendimento do funcionamento dessa organela e suas peculiaridades tem sido extremamente importante para a compreensão de várias doenças cardíacas. “Especialmente porque a mitocôndria tem sido ligada tanto ao processo de apoptose, envelhecimento, e mais recentemente tem sido demonstrado seu papel na contração cardíaca”, afirma. Apoptose, também chamada de morte celular programada, é um processo básico para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos.

O professor Lederer participou do descobrimento das chamadas Sparks de cálcio, unidade primária de liberação de cálcio no coração, e de enorme importância para o seu funcionamento. Recentemente, seu grupo participou da descoberta do "X-ROS signaling”: uma via ativada no coração em resposta ao estiramento do cardiomiócito, a célula cardíaca, e que é responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio que controlam a liberação de cálcio para o devido funcionamento desta célula.

“Enquanto era estudante na Yale University, Dr Lederer participou na descoberta de uma corrente ativada por íons Ca2+, que hoje é reconhecida como um mecanismo causador de arritmias cardíacas. Atualmente, o foco do trabalho dele está voltado para a biologia mitocondrial e sua importância no desenvolvimento de doenças cardíacas”, destaca Sívia Guatimosim.

A pesquisa de Lederer utiliza técnicas de última geração para o entendimento da biologia mitocondrial e sua relação com o desenvolvimento da insuficiência cardíaca.

A vinda do cientista ao Brasil faz parte de uma colaboração entre os dois laboratórios.

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB

(31) 3409- 3011

www.icb.ufmg.br