Pesquisadora da UFMG apresenta estudo com calçados biomiméticos para crianças com Epidermólise Bolhosa

Ana Paula Lage participa de seminário no sábado, 28 de agosto, no qual explica pesquisas e aborda cuidados com os pés

A 8ª edição do Seminário Multidisciplinar sobre Epidermólise Bolhosa (EB) - Atenção Integral e Políticas Públicas acontece no dia 28 de agosto, das 9h às 16h, é gratuito e, este ano, será on-line. A CEO e fundadora da Anamê Baby Design, um instituto de ciência e pesquisa em tecnologia em saúde infantil, Ana Paula Lage, falará sobre cuidados com os pés e levará resultados prévios da pesquisa que está sendo desenvolvida por sua equipe junto à UFMG sobre os efeitos do uso de um calçado biomimético por crianças com EB.

Há quase 8 anos, Ana Paula se dedica às pesquisas para entender a anatomia dos pés das crianças. Inicialmente, o estudo, realizado na UFMG, focou na criação do calçado biomimético Noeh, lançado em 2017, para proporcionar o desenvolvimento correto dos pés desde os primeiros passos a pezinhos típicos. Mas o design do calçado associado ao biomimetismo do solado irregular e dinâmico demonstrou proporcionar benefícios também para as crianças atípicas. Após incluir a ONG SOS EB KIDS no portfólio de instituições que fazem parte do projeto social que surgiu após a criação do sapato, Ana Paula percebeu que o calçado biomimético poderia ser uma alternativa de autonomia e qualidade de vida essas crianças.

“O projeto consiste em doar a crianças carentes atípicas os sapatinhos que auxiliam no desenvolvimento da caminhada. Além disso, nossa iniciativa também incentiva a reutilização de produtos em bom estado, promovendo o movimento de conscientização socioambiental e a economia colaborativa. Mas, como somos um Instituto de Pesquisa, vimos a possibilidade de coordenar um estudo para entender o uso do calçado em crianças com EB, com isso, doamos o calçado e fazemos um acompanhamento fisioterápico e nutricional com as crianças que participam da pesquisa voluntariamente”, explica a pesquisadora.

No dia 28 de agosto, durante o painel às 14h, Ana Paula, junto com diretora de pesquisas da Anamê, Líria Okai-Nóbrega, falará sobre os cuidados essenciais para os pés das crianças com EB, a partir da pesquisa que está sendo realizada junto a 11 crianças com a doença. Quem também participa do painel é a diretora de projetos voluntária da ONG SOS EB KIDS, Patrícia Tossato.

Serviço:

VIII Seminário Multidisciplinar sobre Epidermólise Bolhosa (EB) - Atenção Integral e Políticas Públicas

Data: 28 de agosto

Local: Plataforma Zoom – on-line

Inscrições: Sympla – clique aqui

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

Serviço

28 de agosto de 2021