Pesquisadora da UFMG desenvolve plataforma para mapear casos de covid-19 em bairros de Belo Horizonte

Uma plataforma on-line com mapas interativos (www.covidbh2020.com) foi desenvolvida pela pesquisadora Eugênia Viana Cerqueira, doutora em Urbanismo pela UFMG, com o intuito de mapear a disseminação local da covid-19 por bairros em Belo Horizonte e de veicular a informação espacializada para o grande público. O usuário pode procurar pelo bairro e encontrar os números de casos e de óbitos naquela localidade.

A plataforma, que utiliza dados publicados pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi lançada no início de julho de 2020. Segundo a pesquisadora, o objetivo é fornecer uma visualização mais intuitiva da dispersão espacial dos casos da covid-19, assim como permitir uma análise mais detalhada da incidência da doença nos bairros de Belo Horizonte. Os dados georreferenciados são atualizados todas as quartas-feiras.

Além do número total de casos e óbitos, figura-se uma série de outros indicadores como taxa de letalidade, casos e óbitos por 100.000 habitantes e taxa de evolução dos casos por bairro. O mapa interativo reúne, igualmente, informações gerais sobre o avanço da covid-19 em Belo Horizonte, como as taxas de ocupação de leitos hospitalares de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atualizadas diariamente pela Prefeitura da capital mineira.

Conforme os dados atualizados nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, Belo Horizonte apresentou 35.983 casos de covid-19 e 1072 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria era de 44,5% e de UTI 50,9%.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG