Pesquisadoras da UFMG discutem segurança pública e pandemia

Coluna Por elas: pandemia e segurança, assinada pelo Crisp, vai ao ar sempre às quartas-feiras, a partir das 11h, pela Rádio UFMG Educativa

Qual o efeito da covid-19 na dinâmica da criminalidade? Como a pandemia interfere nos padrões de policiamento? E como impacta o sistema prisional e a justiça penal? Discutir temas como esses é o objetivo da coluna Por elas: pandemia e segurança, que estreou nesta quarta-feira, 7 de outubro, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. 

Assinada por um grupo de especialistas do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, a ideia da coluna nasceu da inquietação das pesquisadoras quando se deram conta de que essas questões vêm sendo pouco discutidas desde o advento do coronavírus no Brasil. 

Na estreia, a professora Ludmila Ribeiro, do Departamento de Sociologia da UFMG, destacou que o objetivo da coluna é mostrar como os estudos na área de segurança pública podem ajudar a entender a atual conjuntura: "Estamos mais seguros ou inseguros desde que a covid chegou? A justiça criminal tem conseguido resolver problemas como o aumento da violência contra a mulher?", indaga a pesquisadora. 

A coluna vai ao ar sempre às quartas, a partir das 11h. Na próxima semana, a aluna de doutorado em Ciência Política pela UFMG e pesquisadora do Crisp, Natália Martino, analisará a política de enfrentamento à covid-19 nas penitenciárias brasileiras e a adoção de medidas como a proibição de visitas aos presos. 

Perguntas e sugestões de temas para a coluna Por elas: pandemia e segurança podem ser enviadas para o e-mail lmlr@ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG