Pesquisadores da UFMG e outras instituições mensuram sofrimento dos enfermeiros durante a pandemia

Informações fornecidas por esses profissionais darão subsídios para elaboração de estratégias de enfrentamento do problema

No período da pandemia do novo coronavírus, profissionais de saúde precisam tomar decisões para as quais, muitas vezes, estão despreparados – em um contexto sem precedentes e de grande pressão emocional. Essa circunstância é geradora daquilo que passou a ser chamado de sofrimento moral.

Com o objetivo de conhecer a intensidade desse sofrimento vivenciado por enfermeiros na Espanha, no México e no Brasil, pesquisadores da UFMG, em parceria com grupos de outras instituições, convidam voluntários a responder questionário sobre o assunto. As respostas darão base à elaboração de estratégias de enfrentamento nas unidades de saúde.

Na UFMG, a pesquisa é coordenada pela professora Carolina da Silva Caram, da Escola de Enfermagem. Segundo ela, o público-alvo no Brasil é composto de enfermeiros da região Sudeste. “Inicialmente, será conduzido um estudo de corte quantitativo, para conhecer o nível e a intensidade de sofrimento moral; posteriormente, faremos um estudo qualitativo, por meio de entrevista remota, para compreender as experiências e sentimentos relacionados ao sofrimento moral", explica.

Os interessados em participar da entrevista remota podem entrar em contato pelo e-mail caram.carol@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG