Pesquisadores da UFMG promovem 'Encontro Internacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas'

Evento científico on-line debaterá epistemologias negras e diversidade; submissão de trabalhos pode ser feita até 31 de julho

Pesquisadores da UFMG promovem o II Encontro Nacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas (II ENBNA) e o I Encontro Internacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas (I EIBNA), que ocorrerá de 26 a 28 de agosto. O evento on-line, com protagonismo negro, vai propor um debate sobre os desafios desses profissionais para a construção de uma sociedade antirracista, emancipada e comprometida com a diversidade.

O evento é dirigido a pessoas bibliotecárias de redes públicas e privadas dos diferentes níveis de ensino, docentes e estudantes universitários, ativistas do movimento negro, indígena e quilombola, pesquisadores e comunidade em geral. A submissão de trabalhos e as inscrições de ouvintes podem ser feitas, respectivamente, até os dias 31 de julho e 23 de agosto, no site oficial.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-ECI) da UFMG está na coordenação geral do primeiro evento internacional (I EIBNA) que reunirá cientistas da América Latina, América do Norte, Europa, África e outros continentes para tratar de perspectivas interculturais na biblioteconomia e ciência da informação.

A segunda edição do encontro nacional (II ENBNA) abordará questões a respeito das epistemologias negras, além de debates contemporâneos dentre 21 temas que incluem racismo, educação e legislação étnico-raciais, branquitude, decolonialidade, literatura afro-brasileira, políticas de desenvolvimento e coleções, patrimônio artístico e cultural, saúde da população negra, acessibilidade, comunidades e povos originários, feminismo negro, sexismo e LGBTQI+.

Em entrevista para a TV UFMG, Franciéle Garcês, Ana Paula Meneses, Rubens da Silva (coordenação geral do II ENBNA e do I EIBNA) e a professora Delfina Lázaro (Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique) destacam a importância do evento. Assista:

Equipe: Soraya Fideles (produção e edição de conteúdo), Marcelo Duarte (edição de imagens).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

II Encontro Nacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas (II ENBNA) e I Encontro Internacional de Bibliotecárias(os) Negras(os) e Antirracistas (I EIBNA)