Pesquisadores da Universidade de Western Ontário apresentam palestras no ICB UFMG

De 19 a 21 de junho, os professores Marco Prado e Vânia Prado, da University of Western Ontario, do Canadá, proferem uma série de palestras no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), relacionadas a seus estudos na área de neurociências. O estudo realizado pelos professores tem como foco a comunicação neuronal e como esta pode ser manipulada para tratar ou prevenir distúrbios neurológicos e cardiovasculares.

Sem inscrições prévias, na terça e na quinta-feira os seminários serão na sala Prof. Wilson Beraldo (A4 175), no ICB, no campus Pampulha, às 10h. Já na quarta-feira, o encontro será às 10h e às 14h, na sala Prof. Nello Rangel (K3 163), também no ICB.

A pesquisa desenvolvida pelos Professores combina abordagens moleculares, celulares, farmacológicas e comportamentais, bem como experimentos com camundongos geneticamente modificados, como forma de compreender como os mensageiros químicos regulam programas fisiológicos distintos, buscando entender o papel do mediador acetilcolina, na doença de Alzheimer e na aprendizagem e memória.

Segundo Prado, eles também vêm desenvolvendo estudos sobre como a neurotransmissão colinérgica no sistema nervoso periférico pode ser direcionada para melhorar a disfunção cardíaca. Outro objetivo da pesquisa é descobrir maneiras de manipular a comunicação química para fornecer novos alvos farmacológicos para tratar doenças neurodegenerativas.

Na University of Western Ontario, os professores Marco Prado e Vânia Prado pertencem aos Departamentos de Fisiologia e Farmacologia e ao Departamento de Anatomia e Biologia Celular e na UFMG a vinda deles é parte do Programa Pesquisador Visitante Especial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

19/06/2018 - terça feira
10h - High-throughput cognitive assessment of mouse models of neurodegenerative diseases using touchscreens
Sala Prof. Wilson Beraldo, bloco A4, sala 175, ICB UFMG.
Professor Marco Prado

20/06/2018 - quarta feira
10h - Functional implications of ACh/Glu co-transmission in the striatum
Sala Prof. Nello Rangel, bloco K3, sala 163, ICB UFMG.
Professora Vânia Prado

14h - Chaperone regulation of protein misfolding and mal-adaptive signaling in neurodegenerative diseases
Sala Prof. Nello Rangel, bloco K3, sala 163, ICB UFMG.
Professor Marco Prado

21/06/2018 - quinta- feira
10h - The cholinergic system in the pathophysiology of Alzheimer’s disease
Sala Prof. Wilson Beraldo, bloco A4, sala 175, ICB UFMG.
Professora Vânia Prado

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB/UFMG

www.icb.ufmg.br