Pint of Science 2023 tem palestras de integrantes da especialização Amerek da UFMG

Evento ocorre nesta quarta-feira, às 19h, no Museu das Minas e do Metal

Após três anos de encontros virtuais, o Pint of Science volta a ocorrer presencialmente em Belo Horizonte. A edição atual reúne estudantes e professores da Amerek, curso de especialização em Comunicação da Ciência da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado nesta quarta-feira, 24 de maio de 2023, às 19h, no Museu das Minas e do Metal (MMGerdau), localizado na Praça da Liberdade, número 680.

Beliscão de ciência
Na língua do povo Krenak, amerek significa cutucão, beliscão, e também é o apelido do curso de especialização da UFMG. Para os integrantes do curso, “a comunicação deve ser feita por meio da interação, como uma via de mão dupla, uma troca afetiva de cutucões. Tudo isso com o acompanhamento de um bom papo e cerveja gelada.”

No encontro, o professor e pesquisador Carlos D’Andrea, do Departamento de Comunicação da UFMG e do Amerek, vai falar do papel das Redes Sociais da Divulgação Científica. No embalo, a jornalista e aluna do Amerek Tuany Alves aborda seu trabalho a respeito da presença de museus de ciência no TikTok.

A professora do departamento de Matemática da UFMG e aluna do Amerek Sônia Carvalho pergunta se os alienígenas descobririam o π para refletir sobre os processos de construção da ciência. A pesquisadora e professora do Departamento de Genética Ecologia e Evolução da UFMG Adlane Vilas-Boas avançará no tema dos processos da ciência, falando sobre sua relação com a arte.

Pint of Science
Pint of science é um festival anual de divulgação científica criado em 2013 pelos pesquisadores britânicos Michael Motskin e Praveen Paul. O evento ocorre durante três noites seguidas, em bares e restaurantes de diversas cidades do mundo. No Brasil, os dias escolhidos para a realização do evento são 22, 23 e 24 de maio.

Pint of Science Amerek – um beliscão de Ciência
Data: 24 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Museu das Minas e do Metal – MMGerdau (Praça da Liberdade, 680, Belo Horizonte)