Planejamento de compostos com potencial para novos medicamentos é tema de live na UFMG

No Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, um grupo de pesquisadores tem se dedicado ao desenvolvimento de inibidores de proteases, proteínas que desempenham funções essenciais para muitos organismos causadores de doenças. A pesquisa busca conhecer compostos que inibem a atividade dessas proteases, o que pode auxiliar no controle de enfermidades. O assunto será tema de live da quarta edição de Seminários do ICB, na quinta-feira, 28 de outubro, às 17h. Com transmissão pelo Youtube do NAPG (www.youtube.com/napgicbufmg), a convidada será a professora Rafaela Salgado Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia.

A professora Rafaela Salgado apresentará técnicas que combinam biologia, informática e outras disciplinas, utilizadas com o objetivo de encontrar inibidores de cruzipaína, uma cisteíno-protease do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Também abordará o impacto da descrição de novos subtipos de cruzipaína nesse processo e as perspectivas de uso dessa proteína no combate a outras doenças.

Segundo a pesquisadora, a UFMG e outros centros de pesquisa mundiais vêm aperfeiçoando uma série de técnicas computacionais e experimentais que permitem o planejamento racional de fármacos. Isso possibilitou otimizar novas classes de inibidores de cruzaína com atividade tripanocida, por exemplo, com muito mais agilidade, já que esse procedimento reduz o número de experimentos e aumenta sua precisão ao simular a interação do medicamento e das proteínas que podem ser alteradas para controle das doenças.

Conforme Rafaela Salgado, seria possível trabalhar com outras classes de proteínas, “mas dada a importância de proteases para os patógenos que causam diversas doenças e sua validação como alvo para o desenvolvimento de fármacos, optamos pela busca de inibidores de proteases como linha de pesquisa no nosso grupo”, esclarece.

Serviço:

Seminários ICB UFMG
Transmissão ao vivo, aberta e gratuita
Apresentadora: Profa. Rafaela Salgado - BIQ
Haverá emissão de certificado

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

www.icb.ufmg.br