Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG aborda astronomia indígena com Libras

Até o dia 21 de maio, às 16h, a sessão especial integra a programação da Semana Nacional de Museus no Espaço do Conhecimento UFMG

Os fenômenos celestes guardam mitos, lendas e mistérios. As constelações, por exemplo, são observadas a partir de diferentes pontos de vistas, formando surpreendentes figuras. Na sessão do Planetário Astronomia Indígena com Libras, o Espaço do Conhecimento UFMG mostra um pouco dessa diversidade, que se reflete também no público da exibição. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

A sessão sobre os conhecimentos astronômicos dos índios já existe no Planetário, mas agora será projetada com a novidade da acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Várias adaptações foram feitas para que a exibição seja disponível a visitantes com deficiência auditiva.

O público será apresentado ao saber astronômico de etnias indígenas brasileiras, com destaque para o povo Guarani. Os movimentos do Sol e da Lua, a Via Láctea e suas constelações dividem espaço com narrativas míticas e curiosidades sobre essas culturas.

Até o dia 21 de maio, sempre às 16h, a sessão especial integra a programação do Espaço do Conhecimento UFMG para a 15° Semana Nacional de Museus. Anualmente, o evento comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando espaços culturais brasileiros desenvolvem uma programação especial. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Espaço do Conhecimento UFMG está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG aborda astronomia indígena com Libras