Plantas chapéu-de-couro têm potencial medicinal comprovado em pesquisa da UFMG

As plantas conhecidas como Chapéu-de-couro são tradicionalmente utilizadas para fins medicinais em Minas Gerais. Duas espécies da planta, que ainda não tinham suas características conhecidas pela ciência, foram caracterizadas em pesquisa desenvolvida no doutorado em produção vegetal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e tiveram seu potencial medicinal atestado pelo estudo.

Foram coletadas plantas de 12 cidades da região do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha para os testes. As espécies observadas, echinodorus floribundus e echinodorus subalatus, comuns na região, foram analisadas morfologicamente, fenologicamente e quimicamente.

De acordo com a pesquisadora Rízia Rodrigues, ambas as espécies já são utilizadas na medicina popular pela sua ação diurética e anti-inflamatória. Agora, com o início do processo de caracterização realizado pelo estudo, será possível avançar no conhecimento científico das plantas, até então não reconhecidas na farmacopeia brasileira, e abrir novas investigações, em especial das suas características farmacológicas.

Saiba mais em entrevista com a pesquisadora Rízia Rodrigues, realizada no programa Veredas da Ciência, veiculado pela Rádio UFMG Educativa Montes Claros. A reportagem é de Amanda Lelis.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG