Podcast do Espaço do Conhecimento UFMG aborda perspectivas de estudos universitários em outro país

Josecleise Bandeira, estudante internacional graduada pela UFMG, compartilha sua trajetória com os ouvintes do projeto “Papo em Pauta”

Graduar-se em outro país implica uma série de decisões que apresentam diferentes oportunidades, desafios e um extenso repertório de experiências. Para conversar sobre essas perspectivas, o Espaço do Conhecimento UFMG lança o terceiro episódio do podcast Papo em Pauta, com Josecleise Bandeira — relações-públicas e santomense que se graduou na UFMG. Em um diálogo especial e repleto de memórias, os ouvintes são convidados a conhecer as origens de Josecleise no continente africano e sua jornada durante a graduação no Brasil. Ouça aqui.

Segundo a análise Diversificar com Dados: Insights para Instituições de Ensino Superior, realizada pelo Studyportals com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), existem 5,5 milhões de estudantes internacionais ao redor do mundo. Cada um desses alunos possui experiências singulares e únicas, assim como Josecleise que, ao longo do episódio, narra momentos de resiliência, coragem, aprendizado e alegria.

Por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a UFMG recebeu 76 alunos estrangeiros no primeiro semestre de 2023. Ao realizar ações de acolhimento, cooperações com instituições parceiras e programas de mobilidade internacional, a Universidade também promove novas oportunidades e articula ricas trocas de experiência e conhecimento entre estudantes brasileiros e de outras nacionalidades. Em meio a novos aspectos culturais, acadêmicos e geográficos, as relações interpessoais se tornam um fator essencial para a realização do sonho de estudar em outro país: “Os alunos, os meus colegas e os professores foram muito prestativos comigo. Eles sempre estiveram me apoiando e acho que isso foi essencial para que eu conseguisse terminar minha graduação”, destaca a relações-públicas.

Josecleise Bandeira

Nascida em São Tomé e Príncipe, arquipélago localizado no Golfo da Guiné, no continente africano, Josecleise iniciou os estudos universitários no Brasil em 2019 e hoje vive em Belo Horizonte (MG). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seu Trabalho de Conclusão de Curso abordou as mulheres negras na política, com foco na ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Ao longo do curso, também atuou em projetos de extensão, iniciação científica e estágio na Assessoria de Imprensa do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG.

Papo em Pauta

Ciclo de conversas sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar. O projeto é uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG, o Instituto Unimed-BH e a Cemig. A primeira temporada do podcast conta com convidados especiais que irão bater um papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG