Políticas Sociais para redução de desigualdades em saúde serão abordadas em aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG promove, no dia 16 de agosto, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia), aula inaugural sobre Políticas Sociais para Redução de Desigualdades em Saúde, ministrada pelo professor Maurício Lima Barreto do Instituto Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz – Bahia. O evento é aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

O professor lidera um grupo de pesquisa voltado para aspectos epidemiológicos das doenças infecciosas, desnutrição e asma, avaliação do impacto populacional de intervenções, e aspectos teóricos e metodológicos da Epidemiologia. Atualmente coordena um centro de excelência na América Latina, financiado pela Wellcome Trust-UK, para estudar o impacto da urbanização, migração e mudanças no estilo de vida e na exposição à infecções na asma na America Latina, com projetos de pesquisa no Brasil e no Equador, e um INCT em Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (CITECS).

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Kênia Lara Silva, a aula inaugural ajudará a refletir sobre as condições de saúde que se modificam ao longo do tempo em função dos processos de desenvolvimento econômico, político, social e cultural das diferentes sociedades. "Na atualidade, temos assistido um aumento das desigualdades sociais e em saúde no Brasil. Pensar políticas sociais que possam reduzir essas desigualdades é fundamental e deve ser objeto de pesquisas em diferentes áreas, subsidiando a tomada de decisão no plano governamental", enfatizou.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço