Polos de Cidadania UFMG promove live com autora de livro fotográfico 15:30, que registra tragédia ambiental de Mariana

O Programa Polos de Cidadania realiza, na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, uma live com a autora do livro 15:30, Isis Medeiros. Recém-lançada, a obra fotográfica será debatida por Medeiros e por André Luiz Freitas Dias, coordenador do programa da UFMG e professor do Departamento de Psicologia da Universidade. O evento acontece às 19h pelo Instagram do Pólos de Cidadania.

O livro documental 15:30 aborda, por meio de 71 fotografias, as consequências do crime ambiental ocorrido em Mariana, em 2015. A tragédia é registrada desde a cobertura inicial até seus desdobramentos nos anos seguintes junto às comunidades locais. O título representa o horário exato em que foi anunciado internamente na mineradora Samarco a ruptura da barragem. “Segundo a população atingida, foi exatamente quando a vida foi interrompida em toda região. É uma simbologia que representa esse rompimento da história e um início de um longo processo de novos crimes e violações de direitos”, destaca Medeiros.

A fotógrafa é integrante da foto-coletiva Mamana e uma das fundadoras do grupo Fotografia pela Democracia, iniciativa nacional de fotógrafas e fotógrafos que lutam em defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil (2018). Em 2019, recebeu menção honrosa no Primeiro Congresso de Fotógrafas Latino-Americanas, única brasileira premiada no concurso. Em 2020, coordenou a campanha solidária Fotografias por Minas, em apoio a comunidades desassistidas para enfrentamento do coronavírus. Também lançou neste ano o projeto fotográfico documental Canaã e foi convidada a apresentá-lo através do programa Convida, do Instituto Moreira Sales.

Polos de Cidadania

Formado como um programa transdiciplinar e interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão da UFMG, o Polos de Cidadania trabalha para a efetivação dos direitos humanos. Sua origem veio de um grupo de estudos formado em 1995 na Faculdade de Direito, que continua até o momento como sede do projeto. Atualmente, o programa utiliza conhecimentos de áreas diversas para promover a inclusão e a emancipação de grupos sociais com histórico de exclusão e trajetória de risco.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG