Por unanimidade, dirigentes elegem nova diretoria da Andifes para gestão 2024-2025

Reitora da UFMG passa a ocupar uma das vice-presidências da entidade

Reitoras e reitores que compõem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeram, por unanimidade, a nova diretoria executiva para gestão 2024-2025. O novo presidente da instituição é o reitor José Daniel Diniz Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como vice-presidentes os reitores José Geraldo Ticianel, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luciano Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Roselma Lucchese, da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Sandra Regina Goulart Almeida, da UFMG.

A eleição e a posse ocorreram no dia 25 de julho, durante a 200ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, realizada na sede da entidade, em Brasília. José Daniel Diniz Melo foi vice-presidente no mandato 2023-2024. O relatório da gestão que se encerrou também foi aprovado por unanimidade durante a 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno.

Compromissos

Entre os compromissos da nova diretoria, destacam-se o pleito pela recomposição e ampliação do orçamento das universidades federais e dos centros federais de educação tecnológica (Cefets), a aprovação do projeto de lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores e reitoras, a realização da pesquisa do perfil dos graduandos das universidades federais, em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a Sesu (Secretaria de Educação Superior) do MEC e o apoio para a regulamentação da lei que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), sancionada em junho pelo Palácio do Planalto, entre outros.

“As universidades federais, instituições de referência de qualidade na educação superior e de compromisso com as políticas de inclusão social, promovem ensino, pesquisa, extensão, esporte, arte, cultura, atenção à saúde e tantos outros serviços públicos e gratuitos em todas as regiões do Brasil. Há vários anos, entretanto, nossas instituições têm enfrentado desafios que vão do desrespeito à sua importante função social, à sua autonomia e à redução sistemática de investimentos e dos recursos necessários ao seu funcionamento. Seguiremos trabalhando pela valorização contínua das nossas universidades”, afirmou o presidente eleito, reitor José Daniel.

A reitora Sandra Goulart, que assumiu uma das vice-presidências, afirma que a nova gestão tem o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria das condições de funcionamento das universidades, sempre numa perspectiva coletiva. “A Andifes tem exercido um enorme protagonismo no âmbito do sistema de educação superior brasileiro e desenvolvido um trabalho de articulação e confluência das agendas de interesse das universidades federais, o que implica, por exemplo, a ampliação de canais de diálogo com as várias instâncias do governo federal, que se tem mostrado receptivo às nossas demandas. Precisamos aproveitar essa oportunidade histórica e avançar”, defende a reitora da UFMG.

(Com Assessoria de Comunicação da Andifes)

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG