Prae celebra 10 anos de fundação e rememora construção de política de permanência na UFMG
Em evento no dia 3, Rosana Heringer, abordará o desafio enfrentado pelas universidades públicas brasileiras no campo da assistência estudantil
Nesta terça-feira, 3 de dezembro, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG realizará um evento em comemoração do aniversário de dez anos de sua criação. As atividades ocorrerão das 14h às 17h no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.
A mesa de abertura terá vez às 14h, com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Licinia Maria Correa, do primeiro pró-reitor, Tarcísio Mauro Vago (gestão 2014-2018 e 2018-2022), do estudante Gabriel Lopo, representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), e do coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), Sandro Ferreira. Segundo a programação do evento, os participantes da mesa vão recuperar as “memórias da construção da política de permanência estudantil na UFMG”.
Em seguida, às 15h, a professora Rosana Heringer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a conferência O desafio de articular a política institucional de permanência estudantil nas universidades públicas, seguida de debate. Às 16h20, será lançada chamada pública, cujos detalhes serão divulgados na ocasião.
Berimbau, parceiro cênico
Uma apresentação artística encerra o evento. Joel Martins Anselmo, estudante do curso de Licenciatura em Dança, fará a performance Mandinga e stance: um diálogo entre a capoeira e as danças urbanas. Seu trabalho resulta de pesquisa que busca encontrar uma intersecção entre as danças urbanas e a capoeira. A investigação teve o objetivo de identificar o potencial de manifestações do berimbau para além de sua caracterização como instrumento sonoro, transformando-o em parceiro cênico na busca de unidade das corporeidades.
Assistência estudantil
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG foi criada em 11 de novembro de 2014, por meio de resolução complementar do Conselho Universitário. Na ocasião, foi definido que competiria à instância elaborar, coordenar e avaliar projetos de assistência estudantil, de ações afirmativas, de combate ao preconceito e às opressões e de articulação acadêmica com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), entre outras ações. A descrição completa das competências e da estrutura da Prae pode ser consultada na resolução nº 11/2014, de 11 de novembro.
Os demais documentos relativos à institucionalidade da Prae, como seu regimento interno e sua política para a permanência de estudantes na UFMG, podem ser consultados no Portal UFMG. Nela, também é possível conhecer os membros da equipe gestora e do Conselho de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria, consultar atas e tomar ciência das atividades que vêm sendo realizadas pelo Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), cujo próximo encontro nacional, a ser realizado em 2025, deve ocorrer na UFMG.