Principais eventos de divulgação da ciência de 2020 têm data marcada e participação da UFMG

Alguns dos principais eventos de divulgação científica a serem realizados em 2020 já estão com datas definidas para participação da UFMG. As ações integram mobilizações em nível nacional e internacional lideradas por movimentos e entidades que buscam sensibilizar e despertar a sociedade para a importância da ciência, tecnologia e educação, especialmente levando em conta os desafios atuais enfrentados por essas áreas no país.

Confira abaixo os eventos previstos pela Diretoria de Divulgação Científica da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG:

23 de abril: Marcha pela Ciência

Movimento internacional, surgido nos Estados Unidos e organizado no Brasil pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), a Marcha pela Ciência reúne atividades diversas, além de uma marcha por Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer o movimento em defesa da valorização da ciência e tecnologia.

11 a 13 de maio – Pint of Science

Com a ideia de levar cientistas e pesquisadores a bares e restaurantes para falar de seus estudos, o Pint of Science é realizado simultaneamente ao redor do mundo como estratégia descontraída para aproximar a ciência da sociedade. No último ano, 11 pesquisadores da UFMG fizeram parte da programação belorizontina.

8 de julho – Dia Nacional da Ciência

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho, é tradicionalmente homenageado por diversos eventos em todo o Brasil. Na UFMG, são propostas atividades diversas, destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, como forma de abordar a multiplicidade das ciências.

24 e 25 de setembro – 21ª UFMG Jovem e Mostra #ExploraUFMG

Com o objetivo de propiciar espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional, o UFMG Jovem é uma feira que congrega escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Integra o evento a Mostra #ExploraUFMG, na qual ocorrem apresentações da produção acadêmica da comunidade da UFMG.

20 a 25 de outubro – 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já está em sua 17ª edição, levando Ciência e Tecnologia para toda a população. O marco promove eventos que congregam centenas de instituições, a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. Em 2020, o tema será Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.

Novas informações serão divulgadas ao longo do ano no site da Proex e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG