Produção em videoarte de professor da UFMG é contemplada pelo Prêmio Funarte RespirArte

Animação digital ‘Urbe Orbe’ estabelece um ciclo que abrange a transição de um microcosmo para um macrocosmo

A produção audiovisual Urbe Orbe, do artista plástico Angelo Mazzuchelli, foi contemplada pelo Prêmio Funarte RespirArte, edital da Fundação Nacional de Artes com abrangência nacional, que selecionou propostas ligadas a circo, música, dança, artes visuais, teatro e artes integradas. Mazzuchelli, que é professor da Escola de Belas Artes da UFMG, recebe uma das premiações no valor bruto de R$ 2,5 mil na categoria Artes Visuais. O trabalho contemplado pode ser visto no link a seguir: https://vimeo.com/489087243.

Urbe Orbe é uma produção do gênero videoarte. Trata-se de uma animação digital que conecta – de forma lúdica e visual – os conceitos que constituem o título: urbe e orbe. O vídeo estabelece um ciclo, cuja trajetória abrange a transição de um microcosmo para um macrocosmo. O ciclo tem como elo (unindo início e fim) uma forma tipográfica do título (a letra O). Urbe Orbe explora o encantamento do jogo de dominó (o microcosmo), que proporciona analogias visuais com a cidade, com a ideia de construção e o com o crescimento urbano. Há também um contraponto entre a iluminação artificial das cidades (irregularmente distribuída sobre a Terra) e o conjunto de corpos celestes com brilho próprio.

As imagens da Terra utilizadas no vídeo foram produzidas pela Nasa e disponibilizadas sob licença da Creative Commons. A música utilizada é uma versão de DJ Dolores de Oslodum, originalmente composta por Gilberto Gil (ambas são licenciadas pela Creative Commons).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG