Professor Claus Clüver fala sobre intermidialidade na UFMG

O Programa Cátedras, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), promove no dia 3 de maio, a partir das 14h, no Auditório A102 do CAD2 (Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas), no campus Pampulha, a conferência "Making It New?" Intermediality and current theories of adaptation, a ser proferida pelo professor Claus Clüver, emérito de Literatura Comparada da Indiana University, Bloomington, EUA.

As inscrições prévias podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Haverá emissão de declaração de comparecimento aos que solicitarem via lista de presença no dia do evento. A palestra será em inglês e haverá tradução simultânea.

Tendo por anfitriã a professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, da Escola de Belas Artes da UFMG, o professor Claus Clüver virá à UFMG para desenvolver trabalhos de colaboração em pesquisa, lecionar cursos de curta duração para alunos de pós-graduação, reuniões de trabalho, além da conferência.

Segundo sinopse apresentada por Claus Clüver, “dois novos manuais na língua inglesa, um sobre Intermediality (org. G. Rippl, 2015) e o outro sobre Adaptation Studies (org. T. Leitch, 2017), servirão como ponto de partida para reflexões a respeito da situação contemporânea das teorias da adaptação vistas dentro da perspectiva mais ampla dos estudos intermidiáticos”.

O professor esclarece, também, que “estudos atuais de adaptação preocupam-se com transformações de uma configuração midiática em uma configuração numa mídia diferente. O enfoque se ampliou para incluir representações verbais de configurações em outras mídias, como écfrase, e também muitas formas de citação e outras referências intermidiáticas. Assim, a adaptação, rotulada de ‘transposição ou transcriação intermidiática’, pode ser atualmente considerada uma maior faceta da intermidialidade”.

Findando a visita na UFMG, o professor Claus Clüver irá participar como palestrante no Colóquio Internacional Escrita, som, imagem, que irá acontecer de 9 a 13 de maio de 2017 na Faculdade de Letras da UFMG. O evento é promovido pelo Intermídia – Grupo de estudos sobre a intermidialidade. Mais informações sobre o Colóquio podem ser acessadas na página do evento.

Sobre o professor

Claus Clüver é professor Emérito de Literatura Comparada da Indiana University, Bloomington, onde ministrou disciplinas em estudos interartes e intermidiáticos, teoria literária e literaturas em línguas europeias dos séculos XIX e XX.  Também lecionou como professor visitante na New York University, na University of California at Berkeley, e na Alemanha, Suécia, Dinamarca e em Portugal, e desde 1976 até 2011 no Brasil (várias vezes na PUC-SP, na USP, e na UFMG). Cinquenta dentre suas publicações tratam de assuntos relacionados à Intermidialidade e aos Estudos Interartes. Seu livro, Thornton Wilder und André Obey (em alemão, 1978)  trata do teatro épico do século XX. Ele coorganizou cinco livros, entre eles The Pictured Word (1998), Signs of Change: Transformations of Christian Traditions and their Representation in the Arts, 1000–2000 (2004) e The Imaginary: Word and Image / L’Imaginaire: texte et image (2015). O Professor Clüver recebeu o “Distinguished Teaching Award” da Indiana University, o doutorado honoris causa da Lunds Universitet, na Suécia, e a Medalha da Universidade de Lisboa.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT UFMG

Professor Claus Clüver fala sobre intermidialidade na UFMG

Dia 3 de maio de 2017