Professor da Fale-UFMG é convidado para representar América do Sul em simpósio europeu

Constantino Luz de Medeiros, professor da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, representará a América do Sul em simpósio sobre Early German Romanticism, que acontece entre 27 e 29 de junho. A palestra, que aborda a recepção do Romantismo alemão no Brasil, ocorrerá no dia 29 de junho, na Universidade de Copenhagen. O evento é responsável por reunir instituições escolares que lideram os estudos sobre o início do Romantismo.

O convite ao professor se deu após publicação de uma resenha, na revista alemã Athenäum, a respeito de A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão, livro lançado em 2018 por Constantino Luz de Medeiros. A obra fala sobre temas como a ironia romântica, a teoria do romance, o fragmento romântico e a dialética entre o clássico e o romântico. Aborda, também, o surgimento e a reconfiguração dos discursos modernos sobre a teoria, a crítica e a história da literatura, no Primeiro Romantismo Alemão.

Sobre o professor
Constantino Luz é professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela USP, possui graduação em Letras; mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada e pós-doutorado. Publicou, em 2018, A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão, pela editora Iluminuras. Traduziu diversas obras seminais dos românticos alemães, como Relato das obras poéticas de Giovanni Boccaccio, Conversa sobre a poesia, Fragmentos sobre poesia e literatura, Sobre o estudo da poesia grega e Lucinde

O professor pesquisa temas como a história da crítica literária, o primeiro romantismo alemão e suas refrações na modernidade. Participa de estudos sobre o século XVIII, a historiografia literária, o romance, os gêneros literários antecedentes históricos do conto moderno, estudos diacrônicos sobre teoria, história e crítica literária, ironia romântica, estética e filosofia da arte no século XVIII. É líder do Grupo de Pesquisa sobre o Romantismo e a Modernidade - Gérmen (UFMG), e membro consultivo da Revista Athenäum. Entre os anos de 1989 e 2001, residiu na Alemanha, onde desenvolveu pesquisas e atividades artísticas junto ao Interkunst e. V., com sede em Berlim.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG