Professor da UFMG aborda o imaginário das pandemias em bate papo virtual

A pandemia mais letal da história da humanidade, conhecida como Peste Negra, marcou o século XIV no imaginário coletivo após extinguir cerca de 1/3 da população mundial. Essa e outras histórias de epidemias criaram na sociedade uma série de conceitos, símbolos e noções do que se deve pensar sobre tais circunstâncias. Na próxima terça-feira, 7 de abril, às 20h, o coordenador do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário da Escola de Ciência da Informação da UFMG, professor Claudio Paixão, participará de uma live na qual abordará o assunto do ponto de vista da Psicologia.

O bate papo O Imaginário das Pandemias – História, Mitologia e Psicologia será veiculado pela Internet, ao vivo, com organização da Joseph Campbell Foundation Mythological RoundTable®️ Grupo de Belo Horizonte. Para assistir e participar é necessário apenas acessar o link  no dia e horário estabelecido. A participação é gratuita e aberta.

Na conversa, Claudio Paixão irá abordar aspectos do imaginário criado pelas pandemias, suas relações históricas com a construção de uma organização simbólica da sociedade, suas manifestações mitológicas e os aspectos psicológicos que essas crises criam no indivíduo e no imaginário coletivo.

Paixão é doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), docente da UFMG no do Departamento de Teoria e Gestão da Informação desde 2009 e atuou como Membro do Comitê Executivo da International Association for Junguian Studies. Suas pesquisas envolvem os temas: inconsciente, imaginação, informação, imaginário, gestão do conhecimento, pós-modernidade, novas tecnologias, psicoterapia, saúde, educação para a saúde, saúde mental e outros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG