Professor da UFMG fala sobre o surgimento de subvariantes do vírus da covid-19

BA.2 tem muitas semelhanças com a ômicron; medidas sanitárias são fundamentais para impedir a propagação de variantes

A pandemia de covid-19 trouxe à tona muitos termos diferentes para a linguagem cotidiana. As variantes de um vírus referem-se às mutações pelas quais passa a ser identificada uma nova linhagem em relação ao ‘vírus original’. Agora, emerge um novo termo no glossário da pandemia: subvariante, mais precisamente, a subvariante BA.2, derivada da variante ômicron do SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19. 

Os estudos sobre essa subvariante são ainda iniciais, mas pesquisadores seguem em busca de mais evidências sobre o fenômeno.

Em vídeo da TV UFMG, o professor Renan Pedra, coordenador do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), explica o que é uma subvariante e alerta: “o controle da pandemia acontece quando reduzimos a circulação do vírus. Para isso, as medidas já são conhecidas: uso adequado de máscaras, redução da circulação e aglomeração de pessoas, medidas de higiene pessoal e vacinação", observa. Confira a entrevista:  

(equipe de reportagem: Daniel Mendes - produção, Márcia Botelho - edição de imagens e Ruleandson do Carmo - edição de conteúdo).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG