Professor da UFMG informa cuidados especiais com animais de estimação no calor

Ações simples podem prevenir o estresse térmico e a hipertermia

O suor, tido como incômodo principalmente em momentos de tanto calor, é uma das características que nos diferencia dos animais de estimação, que, ao contrário de nós, não possuem glândulas sudoríparas, o que dificulta a sua regulação térmica interna. Por isso, é importante estar atento aos sinais e ao comportamento dos animais: língua pra fora e respiração ofegante podem indicar estresse térmico. E para evitar os riscos existem formas de prevenção e atenção que os tutores podem adotar. É o que explica o professor da Escola de Veterinária da UFMG, Leonardo Boscoli.

Da disponibilidade de água aos cuidados especiais na hora do banho, são muitas as possibilidades para refrescar os pets no verão. É essencial que os animais sempre tenham acesso a locais frescos, abertos e bem ventilados, assim como à água fresca. O horário das caminhadas também deve ser repensado: além da exposição ao sol, que pode ser danoso, o calor do chão pode queimar as patinhas dos pets.

Recorrer ao uso de pedras de gelo na água dos pets, banho frio a cada 15 dias e a utilização de toalhas úmidas são algumas das dicas extras que o professor Leonardo Boscoli, compartilha em entrevista concedida à TV UFMG. Confira:

Ficha técnica: Produção: Júlia Calasans e Marden Ferreira; Reportagem: Marden Ferreira; Edição de conteúdo: Jessika Viveiros; Imagens: Tatiane Coura; Edição de imagens: Kennedy Sena.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG