Professor da UFMG lança 'Corpo Sem Cabeça'

Uma fascinante história do editor pioneiro Francisco de Paula Brito e a inauguração de um espaço letrado no Brasil oitocentista

O livro Corpo sem cabeça: o tipográfo-editor e a Petalógica, do professor de Comunicação da UFMG Bruno Guimarães Martins, faz uma análise aguda e importante do momento de inauguração de um espaço letrado no Brasil Império, a partir da trajetória do editor pioneiro Francisco de Paula Brito (1809-1861). O livro tem apresentação de Karl Erik Shøllhammer, prefácio de Emílio Maciel e posfácio de Ana Utsch. Corpo sem cabeça será lançado no dia 16 de junho, às 11 horas, em Belo Horizonte, na Quixote Livraria e Café, Rua Fernandes Tourinho, 272, Savassi.

É um fato reconhecido que a tecnologia do impresso se instala tarde no Brasil. Relaciona-se frequentemente esta chegada tardia da imprensa ao atraso do letramento que adentrara o século XXI mantendo altos índices de analfabetismo que ainda continuam a caracterizar o país. Poucos conhecem a fascinante história de Francisco de Paula Brito (1809-1861), editor pioneiro do Brasil Império, que além de livros e jornais como A Mulher do Simplício (1832) e A Marmota na Corte (1849) semeou uma cultura letrada no cotidiano oitocentista através de uma intensa produção de anúncios, folhas, santinhos, estampas, embalagens, jogos, que inauguraram se não uma esfera pública, certamente um ambiente de impressos propício à circulação de frases e textos com a desenvoltura da comunicação oral.

A Livraria de Paula Brito foi o berço da polêmica Sociedade Petalógica que sob o mote “contrariar os mentirosos, mentindo-lhes” semeou um debate público cético e jocoso de inédita liberdade. Nas sessões da Petalógica, personalidades que constituíam a elite intelectual e política da época, do Barão do Rio Branco ao jovem Machado de Assis, encontrava-se com uma massa de anônimos e populares não registrados pela história. Neste sentido Bruno Martins destaca Paula Brito não só como um editor autônomo de impressos, mas como editor da voz ao observar esta curiosa sociedade que praticava uma espécie de performance ficcional. Para trazer ao leitor contemporâneo este ambiente cômico e literário da Sociedade Petalógica apresenta-se no livro transcrições de suas reuniões e fragmentos, além de um rico acervo iconográfico de impressos e imagens da época. A partir de uma perspectiva de história material da mídia, Corpo sem Cabeça faz uma análise da intersecção entre o sistema oral fortemente consolidado e as possibilidades de uma nova dinâmica gráfica que, alavancada pelo avanço da tipografia, demarcam o lugar e a particularidade do literário na instalação e no desenvolvimento da imprensa no Brasil.

Quarta capa

“Todos são mais ou menos petalógicos: são petalógicos os ministros de estado que enganam as câmaras, e os membros das câmaras, que enganam ao povo; é petalógico o senado da câmara municipal que ilude a cidade com magníficas posturas, que ficam sempre goradas; são petalógicos os jornalistas, que inventam novidades para os seus leitores; e petalógicos são os homens solteiros, que zombam das namoradas; os casados que atraiçoam as esposas e os viúvos que esquecem os juramentos feitos às defuntas: são petalógicos os empresários e os atores, os poetas e os prosadores, os gerentes de companhias, os advogados, os diretores dos colégios, os tutores, os mestres, os discípulos, os empregados públicos, e todos os que andam de calças que vivem enganando o mundo e, o que é mais, até muitos padres, que parecem querer enganar a Deus.”

Sobre o autor

Bruno Guimarães Martins é doutor em Literatura pela PUC-Rio e professor no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Autor de Tipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano (2007) e pesquisador em história dos meios de comunicação no Brasil, historiografia, memória, cultura gráfica, estética e processos criativos.

Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editora e a Petalógica
Bruno Guimarães Martins
Editora UFMG
Área: História - Coleção: Origem
2018. 429p. ISBN: 978-85-423-0241-7
Dimensões: 20,0 x 2,0 x 14
Preço: R$54,00

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

(31) 3409-3888

www.editoraufmg.com.br

Serviço

Professor da UFMG lança 'Corpo Sem Cabeça'

Dia 16 de junho de 2018

11h

Quixote Livraria e Café - Rua Fernandes Tourinho, 272, Savassi - Belo Horizonte