Professor da UFMG lança livro Laboratório de ensino de gramática em live

André V. Lopes Coneglian, professor da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, lança, no dia 24 de agosto, o livro Laboratório de Ensino de Gramática, escrito em parceria com a professora Maria Helena de Moura Neves, referência nos estudos da gramática e história da língua portuguesa, que faleceu em dezembro do ano passado. O lançamento será feito em live, às 19h, no canal do YouTube da Editora Contexto, e contará com a mediação da professora da Fale UFMG Natália Sigiliano.

Sobre a obra

Maria Helena de Moura Neves e André V. Lopes Coneglian trazem nesta obra – a última da grande mestra – uma proposta de ensino que leva o estudante a perceber que sua língua é plural e variada. Assim, ela não só lhe permite construir e verbalizar suas experiências e desejos, mas também lhe fornece instrumentos para agir sobre o mundo, as pessoas e as instituições. Com sugestões de exercícios, o livro traz o essencial em termos teóricos e práticos para que o futuro professor consiga mostrar de forma efetiva, em sala de aula, o mecanismo gramatical da língua, que produz os significados e obtém os efeitos na linguagem. Livro indispensável para professores e alunos de Letras e cursos afins.

Qual é a gramática que deve ser ensinada na escola? Que tipo de formação teórica é necessária para que professores em formação inicial e em formação continuada possam ter um bom desempenho na condução pedagógica das lições escolares no ensino da gramática? As respostas para essas duas perguntas são críticas no estabelecimento de diretrizes para a formação e atualização de professores, bem como para a preparação das lições escolares de gramática. O livro Laboratório de ensino de gramática oferece respostas para essas e outras perguntas que professores, em qualquer nível de formação, possam ter feito em algum momento da sua atuação docente. O Laboratório dá o passo tão reclamado entre teoria e prática, entre um tratamento escolar cientificamente embasado e possivelmente operacionalizável. A obra procede a uma exposição de qual teoria é essa que pode embasar o ensino escolar da gramática, chegando a uma concepção funcional de gramática, segundo a qual a gramática de uma língua organiza as relações (sintaxe), constrói as significações (semântica) e define os efeitos comunicativos (pragmática). Fica estabelecido, assim, o direcionamento metodológico desenvolvido: ir a textos dos mais diversos gêneros discursivos e fazer os alunos verificar a gramática da língua operando na construção dos significados. Nessa direção é que o Laboratório apresenta sugestões de atividades tanto para estudantes universitários quanto para estudantes da educação básica.

Mais informações podem ser encontradas na página da Editora.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG