Professor da UFMG lança livro que investiga os conceitos de espaço e de obra no campo literário

O professor da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG Luis Alberto Brandão convida a todos para o evento de lançamento de seu novo livro, Espaços da obra literária. A obra é publicada pela Editora Chão de Feira em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pos-Lit) da UFMG. O lançamento ocorrerá no dia 9 de novembro, das 11h às 14h, na Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, nº 241, Savassi, Belo Horizonte / MG).

Os ensaios do livro Espaços da obra literária transitam entre crítica, teoria e criação literária, explorando as relações entre a palavra e o espaço, os vínculos entre a obra como processo dinâmico e o mundo no qual ela se insere. O volume denso e instigador interroga quais são os limites da literatura e em que medida eles podem ser ultrapassados. Desdobrando questões presentes em Teorias do espaço literário, título fundamental dos estudos literários no Brasil, lançado pela Editora Perspectiva em 2013, Luis Alberto Brandão continua a investigar, no novo livro, o conceito de espaço, desta vez incorporando às pesquisas outro conceito-problema: a obra, suas premissas e ambivalências.

Pensar os espaços da obra, primeira parte do volume, abarca as articulações entre arte e ciência, os tipos de unidade observáveis em composições literárias, o debate sobre as relações entre obra e livro, os múltiplos agentes configuradores da obra. Na segunda parte, Em obra: experimentos de leitura-escrita, criação e experimentação são senhas que franqueiam o campo em que a tarefa crítica expande suas margens, aventura-se, projeta-se propositivamente na arena intelectual e artística.

Nas cerca de 300 páginas divididas em 17 capítulos, apresentam-se inseparáveis o rigor teórico, a sensibilidade interpretativa e a aposta na escrita. Com palavras-chave como aventura e intensidade, os espaços desse livro, que se pretende obra em movimento, se oferecem ao leitor.

Sobre o autor

Luis Alberto Brandão é escritor, professor titular da UFMG e pesquisador do CNPq e da Fapemig. Publicou os livros de ensaio Teorias do espaço literário [Perspectiva; finalista do Prêmio Jabuti], Canção de amor para João Gilberto Noll [Relicário], Grafias da identidade: literatura contemporânea e imaginário nacional [Lamparina; finalista do Prêmio Jabuti], Rituais do discurso crítico [Memorial da América Latina] e Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna [Fale/UFMG; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte]. É autor dos livros de ficção Manhã do Brasil [Scipione; finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura], Chuva de letras [Scipione; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro; finalista do Prêmio Jabuti; integrante do Programa Nacional Biblioteca da Escola], Tablados: livro de livros [7Letras], Saber de pedra: o livro das estátuas [Autêntica; vencedor da Bolsa Vitae de Artes]; e do livro Princípios de cartografia e outros poemas [Impressões de Minas].

Serviço:

Lançamento do livro Espaços da obra literária, de Luis Alberto Brandão

Data: 9 de novembro, sábado

Horário: das 11h às 14h

Local: Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, nº 241, Savassi, Belo Horizonte / MG)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG