Professor da UFMG lança obra sobre sintaxe de línguas indígenas

O professor da Faculdade de Letras da UFMG Fábio Bonfim Duarte lança, nesta quarta-feira, 29 de junho, a obra Ergatividade e Sistemas de Alinhamentos em Línguas Indígenas, livro sobre sintaxe de línguas indígenas, pela Editora Mercado de Letras. O evento faz parte da programação do Seminário Anual do Ieat 2022, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, e será às 16h, na Sala de Seminários 1012, da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. O livro, de 204 páginas, já está à venda e pode ser adquirido no site da Editora.

Sobre o livro

A obra busca contribuir com o trabalho de descrição e análise teórica da sintaxe de línguas minoritárias. Atende, ainda, ao chamado da comunidade científica no sentido de impulsionar o estudo científico da gramática dessas línguas, pois muitas estão seriamente ameaçadas de extinção. Estima-se que 90% das línguas do mundo podem desaparecer até o final do século XXI, situação que então justifica ações práticas e concretas no intuito de se conduzirem trabalhos científicos que ajudem a evitar o desaparecimento dessas línguas. Especialistas afirmam que, na América do Sul, existem cerca de 500 línguas autóctones. Dentre essas, cerca de 420 línguas ameríndias estão em sério risco de desaparecimento, seja devido à pressão que sofrem das línguas majoritárias seja pelo simples fato de o número de falantes nativos ser muito reduzido. Já em relação ao Brasil, mesmo que a maioria da população tenha a impressão de viver em um país monolíngue, na verdade é multilíngue, pois cerca de 180 línguas indígenas são aprendidas como línguas maternas.

Sobre o autor

Fábio Bonfim Duarte graduou-se em Letras pela UFMG e concluiu o mestrado em linguística pela Universidade de Brasília, sob a orientação do professor Aryon Dall'Igna Rodrigues. Em 2003, finalizou sua tese de doutorado sobre a sintaxe da língua Tembé na UFMG, sob orientação da professora Jânia Martins Ramos. Realizou pós-doutoramento na Universidade de Amherst, em Massachusetts, nos anos de 2009/2010, e estágio sênior como professor visitante na Universidade de Toronto, Ontário, nos anos de 2017/2018. Tem se dedicado ao estudo sistemático da sintaxe de línguas indígenas brasileiras, com aporte em teorias advindas da tipologia e da gramática gerativa. Atualmente, ocupa o cargo de professor titular no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde tem supervisionado dissertações de mestrado e de doutorado sobre línguas indígenas brasileiras, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG. Atua, ainda, como pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde o ano de 2009, no momento, como bolsista  de produtividade PQ-1D.

Serviço:

Lançamento da obra Ergatividade e Sistemas de Alinhamentos em Línguas Indígenas

Dia: 29 de junho - quarta-feira

Hora: 16h

Local: Sala de Seminários 1012 da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

3134095108

http://www.letras.ufmg.br/

Serviço

Lançamento da obra 'Ergatividade e Sistemas de Alinhamentos em Línguas Indígenas'

29 de junho de 2022

16h

Sala de Seminários 1012 da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha