Professor da UFMG recebe menção honrosa por livro infantil de poesia Lições de cigarra

Obra aborda, em linguagem lúdica, o canto, a morte, a vida e o amor em 30 poemas

O escritor e professor do Centro Pedagógico (CP) da UFMG Evaldo Balbino é um dos autores premiados no Concurso Internacional de Literatura 2019, promovido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ). O seu livro de poesias infantis, ainda inédito e intitulado Lições de cigarra, conquistou menção honrosa no Prêmio Stella Leonardos - Literatura Infantil. O prêmio será concedido pela UBE-RJ no dia 30 de outubro, às 14h, na Academia Brasileira de Letras na cidade do Rio de Janeiro.

Lições de cigarra nasce de uma dicção que bebe nos clássicos da poesia para crianças no Brasil: O menino poeta, de Henriqueta Lisboa, Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, A arca de Noé, de Vinicius de Moraes. Dialoga também com a poética de Carlos Drummond de Andrade. Partindo do símbolo da cigarra como o ser do canto, os poemas apresentam linguagem lúdica e temáticas direcionadas para o público infantil e infanto-juvenil.  Mas não apenas o canto é tema da obra. A morte, a vida e o amor comparecem nos 30 poemas do livro.

Além de Lições de cigarra, Evaldo Balbino é autor de Moinho (2006), Móbiles de areia (2012), Filhos da pedra (2012), Amores oblíquos (2013), Os fios de Ícaro (2015), Apesar das coisas ásperas (2016) e Fantasma de Joana d’Arc (2017). Tem crônicas, poemas e contos publicados em 14 antologias nacionais, em revistas de literatura e numa revista literária em Portugal. Assina, desde 2009, a coluna Retalhos Literários do Jornal das Lajes.

Evaldo Balbino é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela UFMG, pesquisador de literatura e professor de Português no CP. É membro da Academia de Letras de São João del-Rei. O professor já recebeu 21 distinções literárias, com destaque para o 3º lugar no Prêmio Edital Estímulo às Artes do Suplemento Literário de Minas Gerais/Fundação Clóvis Salgado (2005), Prêmio Braskem da Academia de Letras da Bahia (2012), Prêmio Humberto de Campos do Concurso Internacional de Literatura da UBE-RJ (2014), e 3º lugar no Prêmio Saraiva de Literatura (2014).

Prêmio Stella Leonardos - Literatura Infantil

A escritora Stella Leonardos (1923-2019), que dá nome ao prêmio do Concurso Internacional de Literatura 2019, foi integrante da 3ª geração do movimento modernista. A autora praticou a poesia, o romance, o teatro e a tradução, estreando em 1940 com o livro de poesia Passos na areia. Stella Leonardos colecionou vários prêmios, destacando-se o Prêmio Olavo Bilac (1957) da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Júlia Lopes de Almeida (1961) da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Bienal Nestlé de Literatura Brasileira (1986), Prêmio Batista I Roca (2001) do Institut de Projecció Exterior de la Cultura Catalana (Barcelona, Espanha) e Prêmio de Poesia Centenário de Henriqueta Lisboa (2001) da Academia Mineira de Letras.

Serviço:

Professor da UFMG recebe Prêmio Stella Leonardos - Literatura Infantil

Data: 30 de outubro

Horário: 14h

Local: Academia Brasileira de Letras (Av. Pres. Wilson, 203 - Centro, Rio de Janeiro)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409 4476

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço