Professor da UFMG traduz uma das mais importantes histórias da literatura do ocidente

O professor Constantino Luz Medeiros, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, divulga o lançamento da tradução de História da Literatura Antiga e Moderna (1812), de Friedrich Schlegel, uma das mais importantes obras do gênero do ocidente. O livro está disponível para download gratuito em formato Epub e pode ser adquirido no site da Editora Mercado das Letras.

Sobre a obra e o tradutor

Com a publicação pela Editora Mercado de Letras da tradução de História da literatura antiga e moderna (1812), de Friedrich Schlegel, Constantino Luz de Medeiros dá prosseguimento a um trabalho de tradução de fontes primárias do Romantismo Alemão, que vem realizando há mais de uma década. Em razão desse trabalho e de sua pesquisa, o professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG obteve bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ-2).

Publicadas sob o título de História da literatura antiga e moderna, as preleções realizadas por Friedrich Schlegel no ano de 1812 em Viena, na Áustria, encontram-se entre as primeiras importantes histórias da cultura e da literatura europeias, e mesmo entre os documentos fundadores da modernidade literária ocidental. Por seu trabalho precursor no estudo de línguas e culturas antigas, os irmãos Schlegel são reconhecidos como um dos primeiros a traduzir e estudar obras do sânscrito, persa, e de outras nações e povos da Ásia e do Oriente no século XVIII alemão.

Estudiosos como Ernst Robert Curtius e Erich Auerbach atestam a importância da História da literatura antiga e moderna para a história das ideias e da historiografia em geral. Como afirma o professor Roberto Acízelo de Souza, que assina a quarta capa da obra: “Figura destacada entre os primeiros românticos alemães, grupo de importância decisiva para a instauração da modernidade no campo da produção literária, Friedrich Schlegel (1772-1829) já é acessível ao leitor de língua portuguesa mediante várias traduções brasileiras, em boa parte assinadas por Constantino Luz de Medeiros, especialista no autor, de competência nacionalmente reconhecida.”

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG