Professor da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina, participa do 'Aulas Abertas UFMG'

Convidado apresenta ideias sobre ‘Música: som, gesto e celular no teatro musical contemporâneo’

O convidado desta semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, é o músico e professor argentino Damián Rodrígues Kees, que fala sobre Música: som, gesto e celular no teatro musical contemporâneo. Entusiasta da arte contemporânea, ele compartilha sua experiência como um artista de fronteira neste contexto de isolamento social. Assista ao vídeo:

Para Damián, a arte contemporânea se caracteriza por ampliar os campos das disciplinas artísticas. Nesse cenário, os artistas contemporâneos utilizam elementos e ferramentas de outras áreas para expandir seus horizontes criativos. O músico destaca que gradualmente foi se transformando de um pianista com composições clássicas, em pentagrama, para uma espécie de performer, um artista híbrido, que utiliza recursos do teatro e do circo.

Segundo o artista, posicionar-se numa zona limítrofe de uma disciplina também o motiva a investigar, desde o primeiro momento, as possibilidades de uso de elementos múltiplos, que não se referem necessariamente a uma única disciplina artística tradicional. Ele explica que um gesto ou um som pode ser a matéria-prima para uma composição musical, teatral ou talvez uma dança. Quando associamos um gesto a um som temos um acontecimento múltiplo, de um lado está o gesto e de outro lado está o som, mas os percebemos juntos, graças ao nosso mecanismo de memória e repetição.

Para terminar a reflexão, o músico fala dos desafios de trabalhar em casa, onde precisa aproveitar cada recurso, mesmo que mínimo, para obter o máximo de expressão. Como, por exemplo, utilizar o celular para filmar, e assim criar composições com seus gestos e seus sons, em plena pandemia.

No vídeo são reproduzidas as performances cênico-musicais Traficante de bananasMusicarietaHay que pulir, pulir, pulir, A boca de jarro e La pergunta.

Conheça o trabalho de Damián Rodrígues Kees em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClaJrVUqUrShFsNtiqNEZiw/videos.

Damián Rodrígues Kees é músico, compositor, performer e gestor cultural. Mestre em Arte Latinoamericana, é professor da Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fé, na Argentina.

Aulas Abertas

Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG