Professor defende a preservação da dança na educação em novo vídeo do 'Aulas Abertas UFMG'

O convidado da semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, é o professor Arnaldo Alvarenga. Ele apresenta aula intitulada Entre muitas vidas e histórias sobre Dança, que tem relação direta com sua pesquisa, voltada para as questões históricas, tanto no sentido educacional quanto artístico da dança.

Segundo o pesquisador, as histórias de vida, os perfis biográficos e os depoimentos orais fazem parte de sua pesquisa acadêmica. Antes mesmo de estar na universidade, conversava com artistas de dança, informalmente, dando início a parte dessa memória que constitui seu acervo pessoal que pretende tornar público. “É uma coleção imensa de informações que incluem elementos passíveis de se tornarem fontes para construção de uma historiografia da dança no Brasil”, diz Alvarenga.

Tendo em vista um país tão vasto como o Brasil, Alvarenga chama a atenção para os apagamentos que determinadas circunstâncias políticas realizam. “É importante que a gente não se esqueça do que nos aconteceu, nos modificou, nos oprimiu ou libertou, é importante que a gente não deixe que isso se apague”. Conforme Alvarenga, é fundamental entender que as artes em geral, e a dança especificamente, são elementos essenciais da educação brasileira e como tal precisam ser preservadas.

O professor também apresenta alguns materiais que constituem seu acervo, como o livro Delsarte System of Expression, de Genevieve Stebbins, que só existem três exemplares no Brasil, e outras obras de referência muito importantes não encontradas facilmente.

Arnaldo Alvarenga fez parte do Programa de História Oral do Centro de Estudos Mineiros, onde se dedicou a uma série de entrevistas para o projeto A fala da dança, com inúmeros depoimentos de histórias de vida. Em 2006 e em 2008 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Assista ao vídeo abaixo e conheça parte dessa memória que constitui o acervo do artista:

Arnaldo Alvarenga é dançarino e coreógrafo formado pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH). Formação em Leitura Corporal - Fisiognomonia pelo Núcleo de Terapia Corporal (BH); graduado em Geologia (UFMG); mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FAE) da UFMG. Docente da graduação de Teatro, Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. É membro da CoreoHistória - Rede de Pesquisadores de Dança.

Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG