Professor do ICB UFMG orienta grafiteiros em obra que une arte e ciência

Os artistas Mico e Olds fizeram releituras de lâminas de patologia

Unindo arte e ciências, o professor Geovanni Cassali, do Departamento de Patologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, idealizou grafite para remeter aos temas trabalhados em sala com os estudantes de graduação. A releitura de lâminas de patologia foi produzida pelos grafiteiros Bruno Roberto Teixeira dos Santos, o Mico, e Mateus Felipe Serra, conhecido como Olds. O trabalho está instalado na sala 167 (Bloco F3), no ICB, no campus Pampulha.

Cassali afirma que a ideia de fazer a obra surgiu da sua paixão por arte e desenho e da vontade de criar um ambiente mais atrativo e descontraído para os estudantes de graduação. A obra foi produzida durante as férias. Para a confecção do grafite, Geovanni ministrou aulas sobre células e lâminas aos artistas – temas com os quais a dupla nunca havia mantido contato.

Segundo Olds, os principais materiais utilizados na obra foram o spray e caneta para grafite, que foram manipulados com pincel ou com os próprios dedos. Para o artista, o processo foi gratificante, pois a ciência era uma área pouco explorada por ele e Mico. “A arte tem o poder de transformar. Quando a gente traz o aprendizado para arte ou a arte para o aprendizado, notamos um enorme interesse dos alunos em se envolverem”, comenta.

Confira mais detalhes em reportagem da TV UFMG.

Ficha Técnica: Produção e Reportagem: Vitória Brunini; Imagens: Ravik Gomes; Edição de conteúdo: Pablo Nogueira; Edição de imagens: Otávio Zonatto.

Portal UFMG e TV UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

www.icb.ufmg.br