Professora Ana Clark, da Faculdade de Letras da UFMG, fala em Paris sobre a escrita de Chico Buarque

Evento organizado pela embaixada brasileira na França discutirá as relações entre música e literatura na obra do artista

Será realizada em Paris, na tarde de terça-feira, dia 31, na sede da embaixada brasileira na França, a mesa-redonda Chico Buarque, artista plural: trânsitos entre música e literatura. A mesa reunirá a professora da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG Ana Maria Clark Peres, que desenvolve, há 10 anos, pesquisas sobre a obra do artista, além do professor Roniere Menezes, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

Enquanto Ana Clark vai abordar a escrita do artista na conferência Passagens da invenção: o nacional e o estrangeiro na literatura de Chico Buarque, Menezes se dedicará à análise de sua obra como compositor na palestra Cidade do samba: o Rio de Janeiro nas canções de Chico Buarque.

Para a professora, as dimensões musical e literária da obra de Chico Buarque não podem ser dissociadas, pois elementos que aparecem insistentemente em canções podem surgir, de repente, em um romance, ou, por sua vez, aspectos narrativos de um livro podem inspirar nova canção: “Daí o título da atividade que realça seu trânsito entre a literatura e a música”, explica Ana Clark.

Ana Maria Clark Peres

Ana Maria é doutora em Letras, na área de Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada, na Université Paris 8, e em Literatura Brasileira, na Universidade de São Paulo (USP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Desenvolve pesquisas sobre a obra de Chico Buarque desde 2008. Além de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, é autora, entre outros, de Chico Buarque: recortes e passagens, pela Editora UFMG, em 2016.

Roniere Menezes

Roniere é doutor em Letras, na área de Literatura Comparada, pela UFMG, com pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). Estudou música na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. Além de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, é autor do livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, pela Editora UFMG, em 2011.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG