Professora da Arquitetura da UFMG fala sobre a experiência do pensamento na cidade e na academia

Esboçar a universidade e a cidade como lugares da experiência do pensamento. Esse é o objetivo da segunda conferência do XI Seminário Anual promovido pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil da UFMG. Aberta ao público, a palestra será ministrada pela professora Denise Morado, da Escola de Arquitetura da UFMG, nesta quinta-feira, dia 27 de abril, a partir das 19h, no Auditório Neidson Rodrigues da FaE, no campus Pampulha. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto ou pelo e-mail pensar@ufmg.br

Tendo no horizonte as possibilidades efetivas da universidade contribuir para a construção de cidades menos desiguais e injustas, a pesquisadora apresentará as duas instâncias – cidade e universidade – como campos de experimentação do pensamento teórico-prático. Alcançar esse objetivo, segundo Morado, passa pelo entendimento de que a universidade, como lugar da prática social, deve ser sustentada pela experimentação compartilhada de informações e de conhecimento.

Coordenadora do grupo Praxis – Práticas sociais no espaço urbano, Denise Morado afirma que a cidade "não pode ser vista pela ótica de sua municipalidade ou da sua legalidade ou ainda daquilo que é administrativamente urbano. A cidade é, per si, a produção social do espaço que se dá por relações de dependência mútua nas quais as partes componentes definem uma às outras".

Morado acredita no potencial da universidade de agregar os atores em redes autônomas colaborativas capazes de fazer que as pessoas – e não os números – sejam o foco de atenção. "Perseguindo esses referenciais, a universidade é capaz de construir o lugar da experimentação do pensamento a partir de outro olhar, por meio das demandas humanas", finaliza.

A conferência A Universidade e a cidade como lugares da experiência do pensamento terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço