Professora da Belas Artes da UFMG lança livro que trata das relações da dança com a filosofia e a cidade

A professora Graziela Andrade, da Escola de Belas Artes da UFMG, lança neste sábado, dia 19 de agosto, em Belo Horizonte, o livro Corpografias em dança: da experiência do corpo sensível entre a informação e a gestualidade (Editora Scriptum). O evento de lançamento, que contará com intervenção do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, será na Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi), a partir das 11h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3223-1789 e pelo e-mail scriptum@scriptum.com.br

Corpografias em dança tem 392 páginas e preço de capa de R$ 55. A obra é fruto de pesquisa de doutorado realizada no Brasil e na França pela artista e pesquisadora, que leciona na Licenciatura em Dança.

A autora associou o conceito de corpografias – que diz respeito às inscrições das experiências corporais na cidade – à improvisação em dança e o utilizou como metodologia de pesquisa. Bailarinas da América do Sul e Europa foram convidadas a criar em espaços públicos de suas cidades, e os registros em vídeo [foto] foram analisados em função do desenvolvimento de uma linha de sentido entre a informação e a gestualidade, fundamentada na noção de Carne, do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A investigação compreende a informação, o corpo, o gesto e o espaço de maneira articulada, sob um ponto de vista complexo e “indisciplinado”.

Corpografias em dança é dirigido a pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas e artes e pretende atingir também público não especializado, interessado em refletir sobre o corpo e pensar suas relações com o espaço.

O livro pode interessar especialmente a artistas e pesquisadores do campo da dança, na medida em que a autora elabora um recorte histórico preciso da dança moderna e contemporânea, traça um percurso das abordagens somáticas, discute a ideia de improvisação e explora perspectivas teóricas fundamentais, como as de Rudolf Laban.

A pesquisa, que há dois anos também deu origem a uma publicação francesa – Corpographies en danse: Les traces sensibles du corps dans l'espace (Editions L´Harmattan, 2015) – foi orientada pela professora Maria Aparecida Moura, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, e por Dominique Ducard, da Université Paris-Est. O trabalho contou com apoio da Capes.

A autora

Graziela Andrade atua no Programa de Pós-graduação em Artes. Realizou seu doutorado, finalizado em 2013, em cotutela da UFMG e da Université Paris-Est. Hoje, ela se dedica também ao desenvolvimento de obra literária que aborda, criticamente, o imaginário da dança no universo infantil. Esse projeto foi contemplado com a Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura e da Biblioteca Nacional, em 2015.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG