Professora da EBA UFMG propõe 'arqueologia da técnica' com imagens de caixas de correio

Exposição de Tânia Araújo inicia temporada em Brasília

A exposição Anônimas, da artista e professora da Escola de Belas Artes Tânia Araújo, que já passou por São Paulo, será inaugurada hoje, quinta-feira, dia 28 de setembro, no Museu Correios, em Brasília. Fruto da tese Caixa de correio – lugar de entrada, de passagem e de acúmulo de memórias, defendida pela artista em 2016, a mostra reúne fotografias de caixas de correio, em sua maioria localizadas em Belo Horizonte. As imagens foram coletadas durante mais de 20 anos.

A exposição permanecerá até 12 de dezembro, no Museu Correios, que fica no setor Comercial Sul, Quadra 04, Bloco A. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, domingo e feriados, das 14h aÌs 18h. A entrada é franca, com classificação etária livre.

A exposição contém 65 fotografias e um objeto, de acervo que contém mais de 400 fotos, videoinstalação, plotagens, objetos, gravuras e cartões-postais. Segundo a artista, o objetivo é levantar questões relacionadas aos universos da arte, da política, da escrita, do feminino e das novas mídias, suscitadas pela descoberta das caixas de correio na arquitetura urbana da capital mineira.

“Resgato a memória da caixa de correio, um objeto antigo, e mostro que ela ainda está presente na contemporaneidade, enfrentando o tempo e as novas tecnologias, o que atesta a sua resistência. É uma metáfora que sugere esperança", explica.

“Uma arqueologia da técnica”. Assim a professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, da Escola de Belas Artes, integrante do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA), define a exposição. A pesquisadora e crítica destaca que, em fotografias anônimas, Tânia Araújo elegeu como tema o antigo repositório de cartas e cartões-postais, que hoje está se tornando obsoleto e é utilizado quase exclusivamente para receber contas e panfletos. A artista, apesar de circular por várias tecnologias, utilizando câmeras analógicas, digitais, e até mesmo câmeras de smartphones, optou, prioritariamente, pela câmera analógica para captar suas imagens.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Serviço