Professora da Escola de Belas Artes fala sobre suas vivências e experiências em vídeo do projeto Aulas Abertas UFMG

A convidada desta semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, é a professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, que fala sobre o seu trabalho como artista, as relações entre as palavras e as imagens e a construção de arquivos de memória a partir de coleções de livros, objetos, fotografias de família e cacos de louça e vidro. Link do vídeo Escavando e recordando: inventário dos achados:

No vídeo, a artista nos convida a fazermos uma reflexão sobre o futuro a partir das narrativas do passado, já que a memória funciona no aqui e agora, como uma linha do tempo entre o passado e o futuro. Para ela, esse olhar pode se dar de várias maneiras: através do otimismo, da esperança, ou o contrário, através da incerteza, do pessimismo, da alegria, ou da tristeza, ou até mesmo tudo isso, já que as emoções humanas não são excludentes.

Maria do Carmo de Freitas Veneroso é professora titular da Escola de Belas Artes da UFMG. Artista e pesquisadora/CNPq. Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Mestre (Master of Fine Arts - MFA) pelo Pratt Institute, New York. Visiting artist and professor – University of Indiana, Bloomington, EUA. Coordena o grupo de pesquisa Caligrafias e Escrituras e o Litholabor - Atelier de Litografia da EBA/UFMG.

O Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG