Professora da UFMG é apontada como segunda melhor cientista do Brasil em ranking internacional

A plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com divulgou recentemente o ranking on-line anual das principais mulheres cientistas do mundo. Em escala nacional, a professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, está em 2º lugar. Já na mundial, está entre as 1000 melhores do mundo, na posição 835, somando 766 publicações e mais de 89 mil citações.

Esta é a primeira vez que o ranking foi calculado indicando as 1000 cientistas do mundo com maior produção. No Brasil, foram incluídas apenas duas pesquisadoras: professora Maria Ines Schimidt (UFRS) e professora Deborah Malta (UFMG). O objetivo deste ranking é inspirar estudiosas, mulheres considerando uma carreira acadêmica, bem como tomadores de decisão em todo o mundo com o exemplo de mulheres de sucesso na comunidade científica. Foram examinados mais de 166.880 perfis de cientistas em 24 disciplinas de pesquisa no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph com vários indicadores e métricas revistos para considerar a inclusão de cada cientista no ranking.

"Na semana que celebramos o Dia da Mulheres, torna-se necessário destacar a importância da participação das mulheres na ciência. O ranking significa um reconhecimento a esta participação, um estímulo para que jovens cientistas se inspirem e nós mulheres possamos ocupar mais espaço e progressivamente superar o machismo estrutural, tão presente na sociedade," destaca a professora.

A professora Deborah também é bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora da FAPEMIG. Recentemente, ela também foi apontada como uma das cientistas mais influentes da América Latina, conforme a AD Scientific Index 2022. Em 2021, ficou em 4º lugar entre os cientistas brasileiros que mais fizeram publicações sobre a Covid-19.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG