Professora da UFMG é eleita presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo

A professora Cristiana Fortini, da Faculdade de Direito da UFMG, é a nova presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Cristiana é a primeira mulher a presidir o Instituto. A posse foi realizada na cerimônia de encerramento do XXXVI Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que ocorreu de 26 a 28 de outubro, na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).

Cristiana Fortini

Possui graduação em Direito (1995) e doutorado em Direito Administrativo (2003), ambos pela UFMG. Professora do mestrado, doutorado e graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Professora da Faculdade Milton Campos. Visiting Scholar na George Washington University (Estados Unidos). Professora visitante na Universidade de Pisa (Itália). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Representante regional de Minas Gerais do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Diretora regional de Minas Gerais do Instituto Brasileiro de Estudos da Infraestrutura (IBEJI). Membro do corpo de Mediadores e Árbitros do Centro Brasileiro de Litígios Econômicos. Diretora-editora da Revista Brasileira de Estudos Políticos (Rbep) da UFMG. Colunista do Conjur. Foi presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MG (2017/2019) e da Comissão de Parcerias Público Privadas da OAB/MG (2017/2019). Foi presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e diretora do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Foi procuradora geral adjunta de Belo Horizonte (2008/2011). Foi controladora geral de Belo Horizonte (2011/2014).

Instituto Brasileiro de Direito Administrativo

O IBDA é uma organização sem fins lucrativos, criada com o propósito de colaborar com o poder público na ingente tarefa de aperfeiçoamento das instituições administrativas e da ordem jurídica. A ata de criação do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, IBDA, datada de 23 de fevereiro de 1975 – véspera de abertura do I Congresso –, leva, pela ordem de colocação, a assinatura dos seguintes fundadores, todos já na época renomados professores de Direito: ministro Themístocles Brandão Cavalcanti, Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, Caio Tácito, Celso Antônio Bandeira de Mello, Sergio de Andréa Ferreira, Sérgio Ferraz, Geraldo Ataliba, ministro Miguel Seabra Fagundes, Hely Lopes Meirelles, Lafayette Pondé, Cotrim Neto, Armando de Oliveira Marinho, Atamir Quadros Mircês, Percival Cerquinho, Adilson Dallari, Fernando Andrade Oliveira, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e Odília Ferreira da Luz Oliveira.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG