Professora da UFMG é palestrante convidada da 'Mostra de Cinema Argentino de Mujeres'
Edição Especial da mostra homenageia a cineasta Inés María Barrionuevo; programação on-line vai de 27 de maio a 2 de junho
Em edição on-line especial, a Mostra de Cinema Argentino de Mujeres fará uma retrospectiva de Inés María Barrionuevo, de 27 de maio a 2 de junho. A programação, totalmente gratuita, inclui longas e curtas-metragens da cineasta, masterclass, palestra e rodas de conversa. Roberta Veiga, professora da Comunicação Social UFMG, participa do evento no dia 28 de maio, a partir das 17h, com fala e roda de conversa que exploram seus conhecimentos em poéticas e políticas femininas.
A Mostra reafirma seu propósito de visibilizar a trajetória das mulheres no cinema e retratar o olhar feminino em filmes dirigidos e protagonizados por mulheres, com histórias que abordam temas que fazem parte do universo delas. Em oposição ao contexto do mercado audiovisual, em que a maioria dos filmes em circulação são realizados por homens, a Mostra abre caminhos para narrativas diversas e plurais com um enorme potencial de transformação.
Às 17h de sexta-feira, 28 de maio, Roberta Veiga apresenta a palestra A mirada erótica de Inês: o contra-cinema feminista na piel das mulheres. Em seguida, às 18h30, a professora participa de roda de conversa com o público e com as curadoras. As duas atividades serão transmitidas pelo YouTube da Mostra.
Inés María Barrionuevo
A homenageada da edição, Inés María Barrionuevo, nasceu na cidade de Córdoba, Argentina. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Córdoba, com habilitação em Audiovisual. Foi professora de Roteiro na Universidade La Metro e de Direção de Cinema na Escola de Cinema La Lumière. Em 2017, fundou a produtora Gualicho Cine. Seu primeiro longa-metragem, Atlântida, teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim em 2014. E Julia e a Raposa, seu segundo longa, estreou na seção Novos Diretores do Festival de San Sebastian em 2018. A retrospectiva que leva seu nome traz cinco obras da autora, com destaque para Las Motitos (2020), que será lançado no Brasil durante a Mostra.